Como reduzir sua conta de energia em seu sistema de ar comprimido


Quando se pensa em eficiência elétrica, uma das principais preocupações de técnicos e gestores está em como reduzir o consumo de energia da planta, de forma que seja viável garantir a maior economia possível e o menor desperdício. Por isso, é necessário adotar medidas que se tornarão grandes aliadas e irão te ajudar a reduzir o consumo da sua rede.
Separamos algumas dicas e atitudes simples, mas que podem potencializar a eficiência energética na sua empresa. Confira:
Auditorias
Além de investir em compressores de alta eficiência—já que são responsáveis por grande parte do consumo de energia —, é imprescindível adotar um plano de auditoria sistemático. Como seria isso na prática? Estipular um sistema de gerenciamento dos equipamentos, que auxilie no monitoramento dos gastos, para conseguir analisar com efetividade o consumo da rede de energia da sua empresa. Dessa forma, é capaz de prevenir significativamente os gastos desnecessários.
Caça vazamentos
O serviço de caça vazamentos também é um importante aliado na redução da energia gerada. Através da localização e correção de possíveis vazamentos de ar comprimido, é possível manter em dia a manutenção e eficiência do seu equipamento, gerando assim, menos custo no consumo geral.
Reduções de pressão de trabalho
Um estudo sobre a pressão ideal para um sistema de ar comprimido é primordial para uma operação mais confiável e econômica.
Para cada 2 psi reduzido na pressão de trabalho da rede de ar comprimido, se diminui 0,5% da potência consumida, podendo trazer benefícios expressivos na redução energética, além de uma maior estabilidade no sistema. Com a redução de pressão, diminui-se o consumo energético, reduz-se perdas por vazamentos, aumenta-se a vida útil de componentes que podem estar trabalhando com sobre pressão.
A aplicação dessas medidas preventivas na sua rede de energia, na prática, junto a conscientização da equipe, podem trazer grandes benefícios. Por isso, tão importante quanto adotar novos cuidados é contar com a capacitação dos colaboradores para produzirem cada vez mais, gastando menos energia.
E, claro, você também pode contar com os nossos serviços para te auxiliar ainda mais nesse planejamento. http://vazao.com.br/servicos/