Nossos Informativos

NORMA NR 13. SAIBA A IMPORTÂNCIA PARA SUA EMPRESA

A NR 13 é a norma regulamentadora número 13 do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que condiciona as inspeções de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações, estabelecendo os requisitos para o bom funcionamento, garantindo maior qualidade na produção e segurança aos trabalhadores.

A norma rege todos os aspectos da produção desde a instalação até a manutenção. Ela deve ser aplicada a vasos de pressão e recipientes móveis com produtos de PV (“P” é a máxima pressão de operação em kPa e “V” o seu volume geométrico interno em m³) superior a oito ou que contenham fluido tipo A, todos os tipos de caldeiras, tubulações de caldeira e outros. De acordo com a Lei, se adequar à norma NR13 é de responsabilidade integral da empresa.

O QUE ACONTECE QUANDO A EMPRESA NÃO ATENDE À NR13?

Quando a sua empresa não está em conformidade com a NR13 pode sofrer sérias consequências. Além de representar riscos para a saúde dos trabalhadores, podem ocorrer processos trabalhistas, multas e sansões.

Já imaginou sua empresa ter que arcar com multas severas? As mais leves podem ser aplicadas pela falta de placa de identificação e categoria, por exemplo, e as mais pesadas podem ocorrer pela falta de laudo NR13 e relatórios de inspeção. Lembrando que problemas com livros de ocorrência e registros de segurança também podem gerar multas.

Mas os problemas não param por aí. Como o laudo normativo NR13 é sempre solicitado na hora de fechar contratos, não tê-lo pode fazer sua empresa perder importantes negócios, afetando a lucratividades e comprometendo os resultados. Exatamente o que você quer evitar, não é mesmo?

Para fornecer o laudo e manusear os equipamentos, é preciso ter profissionais habilitados, treinados, com formação superior em engenharia e experiência comprovada na atividade. Na contrapartida desse investimento, o custo benefício de terceirizar uma empresa com performance em normativa pode ser a solução mais indicada.

A VAZÃO TEM A SOLUÇÃO IDEAL PARA REGULARIZAR SUA EMPRESA

Para sua empresa ficar em conformidade com a norma NR13 é mais fácil do que parece. A Vazão tem know how para realizar todos os estudos com profissionais aptos de acordo com as exigências e indicações aceitas pelos órgãos governamentais e capacitados para realizar manuseio, manutenção e avaliação de toda a instalação detalhadamente, garantindo que ela atenda adequadamente aos pontos previstos na norma. Um olhar técnico que busca garantir o funcionamento dentro do esperado sem riscos de acidentes graves e problemas de produção.

Com a normativa NR13 em dia sua empresa tem mais tranquilidade na hora de atender aos mais diversos tipos de mercado, oferecendo qualidade total e garantido segurança aos clientes mais exigentes.

Quando pensar na implantação da norma NR13 chame a Vazão. Levamos até você a solução completa e ideal para garantir a sua operação da forma mais eficiente, adequada e segura.

Vazamentos no sistema de ar comprimido, e agora?

Quando se fala em ar comprimido é preciso, antes de tudo, estar ciente que estamos falando de uma das fontes de maior risco de desperdício de energia elétrica em uma planta industrial. Uma empresa pode ter grandes perdas e prejuízos causados pelo vazamento e uso inadequado de ar comprimido, podendo chegar a valores de até 50% de toda sua geração de ar.

Além de ser uma importante fonte de desperdício de energia elétrica, os vazamentos podem contribuir também para outras perdas da operação. Por exemplo, como causam quedas de pressão na rede, podem acarretar redução da eficiência da operação de ferramentas pneumáticas, reduzindo a produção e levando inclusive a uma diminuição da vida útil dos equipamentos, exigindo assim maiores e mais investimentos de manutenção.

O consumo de energia elétrica consumida em poucos meses, pode superar o investimento de um sistema completo de compressor com tratamento de ar. Agora imagine quanto sua indústria pode perder quando ocorre vazamento no sistema de ar comprimido e a importância de preveni-los.

A Vazão tem a solução que você precisa.

O que parece complicado é simples quando se trabalha de forma adequada. O primeiro passo é executar um caça vazamento do sistema para realizar as corretas regulagens das máquinas e, consequentemente, obter a economia potencial de energia elétrica e disponibilidade dos equipamentos.

Na Vazão dispomos de equipamentos para identificar e mensurar todas as perdas e oferecer soluções eficientes para problemas de vazamentos nos sistemas de ar comprimido. Com o nosso know how sua empresa sana o problema de desperdícios e faz uma grande economia de energia elétrica.
Quando pensar em economia de energia, chame a Vazão. Levamos até você a solução completa e ideal para garantir o funcionamento seu sistema da forma mais eficiente e segura para seu processo fabril.

Entre em contato conosco e fique por dentro! (81) 3228-8378